email home
 
 



Banho de gato

01

02

Miaurisa,  Única Esteticista  especializada em gatos no Brasil, do Tatuapé,  sugere dia especial para gatos em Pet Shops de São Paulo = Dia Vip do Gato =
Por Thaluana Marum + Fotos Fernanda Cirelli / Kadoo Valentim
Darlene Novaes estava radiante. Seus gatos, Joaquim e Antônia, estavam prestes a ter seu primeiro dia de "princesa". Apesar de irem ao Pet Shop quinzenalmente para banhos, essa era a primeira vez que o local todo era dedicado somente para eles. "Estou adorando participar do "Dia do Banho VIP do Gato!" Meus gatos são como meus filhos, amo quando eles são tão bem tratados", diz a dona dos gatinhos, que se orgulha de ter no celular mais fotos dos bichanos do que dos próprios filhos.
"A Darlene é uma exceção. A cultura do dono de gato é realmente bem diferente. Principalmente no Tatuapé, eles não dão o mesmo tratamento que os donos de cachorro, seja no banho, na alimentação, em um acessório ou em um tratamento de saúde", constata o proprietário do Pet Shop Animal com Estilo, Carlos Alberto de Moraes, que contabiliza cerca de 20 gatos por mês para a realização de banhos na loja.
Gato VIP
Apesar de mais contidos do que donos de cachorro, os proprietários de gatos também começam a se render aos cuidados estéticos mais direcionados aos seus animais de estimação. Pensando no bem-estar dos gatos e na necessidade de conscientizar seus donos sobre a importância da higiene, a esteticista e especialista em gatofilia, Marisa Paes, resolveu oferecer aos pet shops o "Dia do Banho VIP do Gato".
Nesse dia, o pet shop só atende gatos e seus donos, seja para um banho, corte de unhas ou mesmo para tosa. "Os cães são proibidos, pois eles podem assustar e estressar os gatinhos", diz Marisa. "O gato nem precisa ver o cão, é só sentir o cheiro dele que já fica incomodado".
Há mais de 20 anos criando gatos de raça e auxiliando proprietários e criadores de todo o Brasil por meio de cursos e atendimentos realizados na Casa do Gato, Marisa – ou Miaurisa, como é conhecida pelos amantes de gatos e pela mídia em geral – há mais de um ano faz o "Dia VIP do Banho de Gato" em outras regiões da cidade. Por ministrar cursos on line sobre gatos, ter uma loja virtual felina e por ser moradora do  Tatuapé, Marisa achou que já era hora de trazer esse projeto para o bairro e realizou no pet shop "Animal com Estilo" o evento pela primeira vez.
"Muitos pet shops me procuram pedindo consultoria, pois não há nenhuma outra pessoa que capacite os tosadores a trabalhar com gatos, só com cães. Quem vai lidar com gatos precisa ter muita habilidade, não pode ter medo. Tem que conhecer as raças e outras características para que se possa executar esse serviço bem feito e, infelizmente, existem pouquíssimos profissionais capacitados para isso", comenta Marisa.
Após a realização do "Dia Vip do Gato" no pet shop, a indicação da Marisa é que os tosadores continuem a participar de cursos por ela ministrados, como o de “Estética Felina", para que as lojas tenham no mínimo uma pessoa habilitada para dar continuidade ao projeto e que os proprietários de gatos possam ter ao menos um dia exclusivo para seus bichanos por semana.
Colo e mantras para acalmar
Entre os segredos utilizados por Marisa para a realização do banho e da tosa, está o fato de ela segurar o gato o tempo todo em seu colo, a utilização de mantras como som ambiente para acalmar os felinos, xampus, pentes e escovas exclusivas para gato, e principalmente, o carinho e a cumplicidade que ela tem com esses animais de estimação.
Darlene Novaes confirma a afirmação de Marisa categoricamente. "Eu tenho um amor por esse gato que você não tem ideia. Ele é meu xodó. Eu beijo, beijo, beijo esse gato. Ele é tudo. Meu marido falava que se entrasse um gato em casa, ele sairia. Hoje tenho dois gatos e meu marido continua lá", comemora a dona de Joaquim e Antônia. Darlene foi uma das primeiras a participar do "Dia do Banho VIP do Gato" e aprovou a novidade.
Cuidados no banho
Embora os gatos sejam conhecidos por sua higiene ao se lamber, é fundamental que o dono considere pentear e lavar os pelos dos seus felinos, pois assim diminui a incidência de problemas dermatológicos e também evita as conhecidas bolas de pelos no estômago do gato.
"A tosa ou o banho no gato não são só para contemplar a vaidade do dono, não. Um gato que tomou banho fica mais feliz, mais alegre e brinca mais. Sujo, sem tosa e com os pelos embaraçados, é como se ele usasse um casaco de pele no verão. Sem esse peso todo ele fica mais feliz. E faz com que a casa fique mais limpa também, diminuindo a chance de desenvolver alergias nos moradores", observa a esteticista.
Apesar de a higiene ser muito bem-vinda, a própria criadora do "Dia do Banho VIP do Gato" alerta para alguns cuidados com os felinos: banho em gatos de pelo longo, por exemplo, no máximo a cada 15 dias, para os de pelo curto, uma vez por mês já é suficiente.
"Não se deve deixar banhar um gato em um pet shop que coloca corda no seu pescoço, ou tomar um banho ao lado de um cão. Nos dois casos, o gato perde o controle e pode enfartar. Dar banho em gato, em princípio, parece ser uma coisa simples. Mas quem vai realizar essa tarefa tem que ter muita informação", denuncia a esteticista. "Por isso acho que as pessoas são muito resistentes ao dar banho no gato e deixam-no sujo mesmo. Pois, realmente, ficar do outro lado do vidro vendo seu felino se debatendo, gritando, ninguém gosta. Esse momento tem que ser para o bichano relaxar".

Serviço:
Dia do Banho VIP do Gato
Miaurisa - (Marisa Paes)
http://www.casadogato.com.br/ / http://www.miaurisa.com/ / miaurisa@casadogato.com.br
Fone: (11) 2098.0854

4022

 
 
etica