email home
 
 

Conheça a História da Especialista em Gatos: Miaurisa (Marisa Paes)

 

foto01

 

"Creio que já nasci amando os Gatos. Aos sete anos ganhei uma casa de bonecas. Disse às minhas amigas que,
se trouxessem um Gato de cada cor, eu os trocaria por bonecas. Consegui cerca de 20 Gatos "vira-latas", que foram rapidamente desalojados, quando minha mãe percebeu a existência deles. Então, prometi a mim mesma que um dia eu teria minha própria casa e, nela, viveria com muitos Gatos. Meu envolvimento com exemplares de gatos de raça começou nos anos 80. Optei pelo Persa, porque eu amava Gatos peludinhos. Sou pedagoga e, naquela época, era Diretora de uma Escola Pública do Estado de São Paulo e também lecionava Língua Portuguesa, em Colégio Particular.
Foi nesse contexto que comprei minhas primeiras gatas Persas, para dar de presente de aniversário a minha filha Karen.
Eram duas fêmeas, sem pedigree, Shanadoo e Shangrilá. Por "hobby", fazia alguns acasalamentos entre minhas fêmeas com um  gato persa branco, de propriedade  da criadora que havia me vendido as gatas. Alguns filhotes ficavam comigo, outros, eu vendia.
Em meados de 1984, conheci a minha primeira mestra, a criadora Nelza Righeti, que me orientava sobre a saúde
e os acasalamentos dos Gatos. Fui convidada por ela a me associar ao Clube Tica. Só então descobri que a maioria dos meus Persas, por não terem  pedigree, só podiam participar de Exposições concorrendo com "Gatos domésticos" e não com os de raça.
Poucos anos depois, conheci a criadora Iracema Simonelli, que me ensinou muito sobre criação e me apresentou ao Clube Brasileiro do Gato (FIFe). Lá se fornecia registro inicial a exemplares sem pedigree,  que tivessem características típicas da raça. Seis dos meus Gatos conseguiram esses registros e, assim, comecei a participar de Exposições. Fui tomando gosto pela coisa. Adquiri novas matrizes.
Naquela época, cheguei a ser a criadora que levava a maior quantidade de Gatos a Exposições.
Com o passar do tempo, eu me envolvia cada vez mais com o "hobby". A minha intenção principal não era vendê-los, e sim tê-los. Eu me apegava demais aos filhotes e chorava toda vez que tinha que me separar deles.
 Tanto que quem comprava meus exemplares , sempre os traziam a minha casa, para que eu pudesse vê-los.

Aí, eu dava banho e escovava meus ex-gatinhos. As pessoas adoravam, pois eles ficavam ainda mais lindos. Nas exposições, eu era o centro das atenções. Não por ter os melhores Gatos, mas por serem os mais cheirosos e arrumados e também por manter as gaiolas mais enfeitadas. Eu sempre ganhava algum prêmio de consolação, um tipo de honra ao mérito por cuidar tão bem dos Gatos.

 

 

foto02

 

Tinha gente que, quando viajava, até deixava seus exemplares hospedados em minha casa porque sabia que seriam muito bem tratados. Eu só cobrava os custos que teria com a alimentação.
Em 1994, ganhei do Juiz de Gatos , José Clóvis do Prado Jr.,  uma gata da raça Exótica, Midnight Melody Heavenly Bliss.  Apaixonei-me por essa raça e comecei a criá-la também, além dos persas. Minha rotina, na semana, era trabalhar com o ensino durante o dia, à noite cuidar dos Gatos.
Nos finais de semana, recebia gatos de terceiros para dar um trato geral, lavando-os e escovando-os.
 Então, por volta de 1995, já tinha uma clientela formada, querendo que eu embelezasse seus gatos.
 As pessoas do Clube, que se lembravam dos meus gatos sempre penteados e cheirosíssimos nas Exposições,

 

foto03

 

souberam que eu estava prestando este serviço e logo começaram a me procurar., para preparar os seus gatos de Exposição. 
A quantidade de pedidos de hospedagem também era cada vez maior. Devido a demanda, iniciei o meu negócio.
Considero que tive sucesso imediato como "groomer".
Foi assim que, em 1996, surgiu a Casa do Gato Carmo's Garden,

 

foto04

 

com o intuito inicial de ser um centro de Estética Felina, venda de filhotes e produtos para gatos,  e um Hotel Felino. 
Eu ainda trabalhava na área da Educação, como Diretora de Creche.
Mas percebia que as pessoas só queriam levar seus gatos a Casa do Gato,  para serem embelezados,  quando eu estava por lá. Na minha ausência, meu comércio  não tinha movimento. Resolvi largar o ensino e me dedicar à Criação de Gatos de Raça "Gatil Carmo´s Garden" e ao "Cat Shop Casa do Gato".
Uma criadora famosa e juíza de gatos que foi minha cliente muito especial foi Anne Marie Gasnier.
 Fiz fama como Esteticista de Gatos ( Groomer). Passei a ser convidada por Empresas Químicas Nacionais, tal como a Racine,  para dar palestras sobre produtos utilizados no manuseio de felinos. A idéia era aprimorar a produção brasileira. Também comecei a ministrar Cursos de "Grooming" não só para interessados na Estética de Gatos, mas também para tosadores de cães.
Achei que havia um grande mercado felino a ser explorado. A Casa do Gato, além de Instituto de Beleza e Hotel, poderia comercializar produtos específicos para gatos.
Assim a Casa do Gato tornou-se também um CatShop, importando inúmeros produtos específicos para gatos e distribuindo para todo o Brasil. Iniciei a Criação de gatos Persas Silver Shadeds e Chinchillas, com a importação do gato já campeão da Alemanha,  Pahlewi´s Silver Polaris, que veio a se tornar Campeão Brasileiro pelo CFA e pela Fife.

 

foto05

 

Em 1997, assumi a Presidência do Clube Brasileiro do Gato (FIFe), em São Paulo, mas no comando de todos os clubes  do Brasil, fazendo Exposições em diversos Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Paraná, etc...
Eu convidava os juízes internacionais de gatos para virem julgar os gatos brasileiros e já incluia no pacote o aprendizado no embelezamento do gato.
Foi desta forma, unindo a teoria dos estrangeiros e a prática com os meus gatos, que me tornei Groomer.
A Casa do Gato agora não somente atendia clientes interessados em aquisição de gatos de raça, como também,
serviu de Sede para o Clube Brasileiro do Gato,
dando assessoria e emitindo pedigrees para criadores de todo o País.
Em 1999, deixei a Presidência do Clube Brasileiro do Gato, que ficou nas mãos de Fábio Lasálvia, do Gatil Promenade, de São Paulo.
A partir do ano 2000, os gatos nascidos no Gatil Carmo´s Garden,  passaram a ser registrados na Federação Felina Sul Americana - Tropicats,  do Rio de Janeiro, sob a Presidência da Juíza Internacional Inar Meireles, que me presenteou com o maravilhoso gato Star Sky Walker of Carmo´s Garden, neto do meu gato Pahlewi´s Silver Polaris e que vive na minha companhia até hoje, sendo um dos modelos mais expressivos da raça persa silver shaded.
Depois disso, passei a dar Cursos, Palestras, Workshops, para todos os interessados no assunto "Gato".
Passei a ser colunista de Revistas Especializadas no Assunto, tais como "O Pulo do Gato" e "Cães & Cia". De colunista,  passei a Consultora Oficial e pelos meus conhecimentos em Gatofilia, fui convidada pela Rádio Mundial de São Paulo a me tornar Radialista, assumindo  " O Programa da Miaurisa", um programa onde o assunto era o "O Gato - O animal de estimação da Nova Era", entrando ao vivo, todos os domingos às 13:30 horas, estando eu no comando do Programa, falando com ouvintes, respondendo a perguntas na Seção "Miaurisa Responde" e contando histórias de gatos. Surge então uma nova habilidade, entra no ar a "Radionovela de Gatos", onde os personagens felinos conversam entre si e passam mensagens para os humanos. O Programa fez tanto sucesso, que ficou no ar por 5 anos consecutivos.

 

 

foto06

 

De 1999 até 2006 a Casa do Gato e o Gatil Carmo´s Garden foram  ponto de referência aos que queriam aprender sobre o assunto "Gato". Surge então os Cursos Específicos sobre Gatos:
Gatofilia, Estética Felina, Gatoterapia, e mais recentemente Catsitter. Os Cursos tomaram proporção e houve a necessidade de colocá-los via Internet, a parte teórica,  e só então a prática em São Paulo, em locações de Hotéis e Escolas,  para melhor aprendizagem dos alunos. Os gatos da Casa do Gato tornaram-se "Gatoterapeutas" e passaram a participar ativamente dos Cursos, sendo modelos de Estética e também colaboradores em terapias. Fizeram tanto sucesso, que comecei a participar de Programas de TV, para ensinar aos telespectadores como cuidar de um gato. Com isto, recebi o convite de algumas TVs a cabo para eu ter o meu próprio programa. Então o "Programa da Miaurisa", além da Rádio vai para a TV, hoje "TV Aberta de SP" - NET, "Ultra TV, ITS TV, Super 8 TV. Até dezembro de 2006, muitos programas educativos sobre gatos foram gravados e exibidos.

 

 

foto07

 

A partir de 2007, fiz um quadro no Programa "Mundo Pet", apareci em vários programas de TV, como:  Otávio Mesquita, Eliana, Faustão, Claudete Troiano, Ione Borges, Kátia Fonseca, Sônia Abrão,   entre outros.
Em 2008, passei a reestruturar o meu trabalho e passei a dar aulas pela Internet e me dedicar a novos projetos, tais como: "O Dia Vip do Gato no Pet Shop", onde viabiliza a possibilidade do atendimento exclusivo de gatos em um determinado dia da semana em todos os Pet Shops do País. "Miaurisa vai à Escola" - projeto este,  que ensina as crianças a respeitarem e cuidarem bem dos seus animais e principalmente aprenderem a gostar de gatos. Atualmente,  o Projeto : "Banho do Gato by Miaurisa" faz bastante sucesso, pois ensina e executa técnicas de contenção do gato, através do agrado, musicaterapia e aromaterapia. Hoje este Projeto foi aprovado e é realizado na Clínica Sr. Gato, da Dra. Luciana Deschamps, em Pinheiros, SP.
Agora, já ao término do ano de 2008, às vésperas do Natal,  eu ofereço ao Internauta,  um Portal completo sobre "O Mundo Maravilhoso dos Gatos", onde este Site,que tinha o nome de Casa do Gato Carmo´s Garden, que foi iniciado pelo meu filho Maurício, no ano de 1996, passa a se chamar "Casa do Gato by Miaurisa" e está sendo totalmente atualizado, reformulado e trazendo todas as informações  necessárias,  para quem ama gatos e quer aprender muito mais sobre eles.
Daqui para frente, além do Site e a minha Criação de Gatos de Raça, que agora inclui: Persas, Exóticos, Himalaias, British, e a minha especialidade em Persas e Exóticos Silver Shadeds,  Chinchillas e Goldens, pretendo ainda dar assistência a todos os interessados, direcionando-os para os Cursos Específicos, que ministro, como também pretendo urgentemente lançar os meus 4 livros de Gatos, que já estão prontos, só falta editá-los e colocá-los à disposição do público.
Atualmente sou uma Especialista em Gatos e continuo amando cuidar deles.Tal fama é tanta, que já me rendeu inúmeros apelidos: "Senhora dos Gatos ", "Milady Cats", "Encantadora de Gatos", mas eu gosto mesmo de "Miaurisa" - uma mistura de gato com Marisa, meio gato, meio humana. Dessa simbiose,  posso dizer que surgiu  uma verdadeira "Mãe de Gatos", pois desde o acasalamento programado, ao parto normal, que eu mesma faço, as mamadeiras, as papinhas, as brincadeiras e a preocupação com a escolha do seu novo lar, tudo isto cria um elo de ligação muito estreito entre eu e os gatos da minha criação. Mas como todo coração de mãe, sempre cabe mais um, eu adoro lavar gatos meus e dos meus clientes e deixá-los bonitos, cheirosos e penteados. Acredito que é desta forma, que a Mãe Natureza deseja vê-los. Sempre elegantes, altivos, saudáveis e donos de si mesmo. Daqui para frente, espero que minha jornada no "Mundo dos Gatos" venha a continuar trazendo benefícios não somente para os donos, mas principalmente para o Bicho Gato, pois todos os Gatos do Mundo, moram dentro do meu coração."

 

foto08

 


8158

 
 
etica