email home
 
 



HIMALAIAS OU  PERSAS COLOURPOINTS
(Um gato doce e brincalhão)



01

02 01 03

 

ORIGEM:

   Gato Himalaia  ou Persa Colourpoint é a mesma coisa. O nome Himalaia ou Himalaio  é usado na América do Norte, por terem uma coloração escura nas pontas, como os coelhos himalaios. Em outros lugares do mundo, como nos países da Europa,  ele é conhecido como Persa Colourpoint, ou seja, Gato Persa de pêlo longo,  com coloração nas pontas das orelhas, rabo, nariz e patas. Para se conseguir esta nova raça, foram feitas pesquisas e cruzamentos com Siameses e Gatos Persas de várias cores.
    Os primeiros pêlos longos Colourpoints estavam mais próximos dos Siameses do que dos Persas. Todos nasciam com focinho bem alongado, demonstrando que o pêlo curto era dominante. Mas estes filhotes eram portadores de genes Point  (pontas coloridas) e de pêlo longo. Quando se fazia o acasalamento "inbreeding", isto é, acasalamentos em família, conseguia-se um filhote próximo da raça desejada. Sabe-se que pesquisadores iniciaram este trabalho por volta de 1920, e só conseguiram melhores exemplares depois dos anos 50, sendo que a raça foi aceita oficialmente nos EUA em 1957. Outro problema bastante difícil de se resolver era a coloração dos olhos, que deveria ser azul. No entanto, como nos acasalamentos havia parceiros de olhos cobres, o resultado não era satisfatório.
    Atualmente, a maioria dos países que fizeram um programa de criação, ou seja, acasalamentos seletivos, conseguiram chegar ao padrão desejado desta nova raça, inclusive conseguindo hoje,  o himalaia de pêlo curto, que é sinônimo de Exótico Himalaia.Eles têm todas as características  físicas e comportamentais do Gato Persa, acrescentado das cores dos Siameses.

CORES EXISTENTES:

   Existem várias colorações de Himalaios ou Colourpoints. São elas: Ponta Creme 04(Cream Point), Ponta Lilás (Lilac Point), Ponta Chocolate (Chocolate Point), PontaAzul (Blue Point), Ponta Marrom (Seal Point), Ponta Azul-Creme (Blue Tortie Point), Ponta Vermelha (Red Point), Ponta Escama (Black Tortie Point), Ponta Escama Chocolate (Chocolate Tortie Point).   Todas estas colorações podem ainda estarem associadas a outros tipos de gene, que é o listrado, ou melhor, "Tabby". Logo, teremos Gatos de todas estas cores acima citadas, acrescidas de listras, e teremos o gato chamado Himalaia Tabby. 


CARACTERÍSTICAS DA RAÇA:
 
05
Cabeça redonda e maciça, corpo roliço, pêlo longo macio, com o comprimento da pelagem de até 13 cm, traços do sombreado do corpo nos ombros e nos flancos, cauda curta e grossa, em proporção ao comprimento do corpo, pernas grossas e redondas, nariz curto e largo, cor do corpo: branco magnólia, orelhas pequenas com pontas arredondadas, olhos azuis claros e brilhantes.
    Os Colourpoints amadurecem mais cedo do que os outros
pêlos longos, refletindo sua ancestralidade Siamesa, desta forma, a sua coloração é mais clara até um ano de idade, depois disto, a tendência é o escurecimento das pontas.
    Todos os filhotes Colourpoints nascem com uma pelagem branca pura ou bege. As pontas só apresentam cores quando os filhotes já têm alguns dias de idade e podem levar até um ano para atingir a sua verdadeira cor genética.


TEMPERAMENTO DA RAÇA:


06   São extremamente dóceis, delicados, amáveis e companheiros. Necessitam sempre de atenção e carinho. Embora sejam dorminhocos, como os demais Gatos Persas, uma vez despertos, são bastante
brincalhões e ativos.
    Gostam de seguir uma rotina diária, de conviver com pessoas da casa, como se fossem membros da família. São limpos, elegantes e possuem uma expressão doce no olhar.
    Atualmente, no Brasil, existem excelentes exemplares da raça Himalaia ou Colourpoint. Eles participam de Exposições Internacionais de Gatos de Raça e se classificam entre os melhores, atingindo o prêmio "Best In Show".
  

    Não é mais preciso importar Gatos desta raça. Os Brasileiros Himalaios ou Colourpoints são tão bons quanto os Europeus ou Americanos, portanto para se conseguir um filhote puro, com Pedigree de Legítima Origem, basta consultar Gatis idôneos, que fazem acasalamentos corretos e conseqüentemente têm como resultado belíssimos filhotes.

07
Miaurisa e sua querida gata Isadora ( Himalaia Seal Point)
TEXTO: MARISA PAES (Miaurisa)


A CASA DO GATO BY MIAURISA, 
TEM O GATO HIMALAIA OU COLOURPOINT 
QUE VOCÊ PROCURA!!! CONSULTE-NOS NA SEÇÃO “ENCOMENDE SEU FILHOTE”!


Casa do Gato by Miaurisa ®
C o p y r i g h t © - TODOS DIREITOS RESERVADOS


3996

 
 
etica