email home
 
 



BRITISH SHORTHAIR


01

Luck Hamer Carmo´s Garden – é o galã de todos os nossos gatos  e por isso ele virou capa de Revista – Almanaque 2008 – Gatos de Raça – Editora on Line
(Miaurisa)


02

O gato British Shorthair, ou pelo curto britânico/inglês, provavelmente  é a raça mais antiga de gato da Inglaterra, teve a sua ancestralidade ligada ao gato doméstico de Roma, levado para lá durante o domínio romano (43 a 434 d.C.) das Ilhas Britânicas. Durante o século 19, O autor e artista Harrison Weir admirava tanto a força e a inteligência desses gatos que começou a selecionar os melhores que pôde encontrar para cruzamento até que desenvolveu a raça British Shorthair.

O gato British Shorthair é ideal para apartamentos e para pessoas que não dispõem de muito tempo para escová-lo ou para lhe dar atenção . É um gato robusto, com muita massa muscular, forte e bastante resistente a doenças.
Bem tratado, vive em torno de 18 a 20 anos.


A cor cinza ou azul, mais comum na Inglaterra no século passado, faz com que muitas vezes a raça British Shorthair seja chamada também de Britânico Azul (British Blue). Embora a cor azul seja geralmente mais associada à raça, o British Shorthair é também encontrado em um número grande e variado de cores e padrões de pelagem, aceitos e reconhecidos hoje em dia por federações e entidades nacionais e internacionais. A origem de tantas variedades deve-se à introdução de outras raças, principalmente ao do gato Persa para preservar a genética do British Shorthair, cuja população diminuiu dramaticamente com os bombardeios durante as Guerras Mundiais.

A raça foi levada aos Estados Unidos na virada do século 20, sendo aceita para campeonatos nos Estados Unidos pela ACA (American Cat Association) em 1967 e pela CFA (Cat Fanciers Association) em 1980 e premiada primeiramente por sua força física e habilidade de caçar. O gato British Shorthair é comparativamente um gato raro nos Estados Unidos e no Brasil e está se deixando conhecer mais a cada dia devido ao crescente número de pessoas que se entusiasmam com suas qualidades.

O gato British Shorthair pode ser descrito fisicamente como um gato resistente, saudável, robusto, sólido, compacto com pernas curtas e fortes, cabeça redonda com olhos bem redondos e um rabo grosso na base e arredondado na ponta. Sua pelagem curta e densa faz lembrar o ursinho de pelúcia, e é muito fácil de cuidar. É um gato de tamanho um pouco maior do que o gato comum e prefere estar mais ao chão, não sendo conhecido por acrobacias e velocidade.

Em termos de comportamento, é leal ao dono e controla silenciosamente seu ambiente, supervisionando todo mundo e tudo que acontece na família. É um companheiro calmo e sossegado, quando adulto, apreciando a qualidade do tempo que seu dono passa com ele, sem ser exigente. Enquanto filhote é bem ativo e muito brincalhão: brinca com qualquer coisa, até mesmo um simples pedacinho de papel.  O British Shorthair se dá bem com outros animais da casa na medida em que suas necessidades (físicas e emocionais de carinho e afeto) são satisfeitas. Com crianças não poderia haver um companheiro mais dócil: as crianças adoram sentir o plush de sua pelagem e de brincar com ele. É um gato que está sempre alerta e brinca sem ser agitado ou destrutivo. Uma outra qualidade do gato British Shorthair que chama a atenção é sua inteligência que pode ser vista em sua treinabilidade: é o gato favorito de treinadores de animais e constantemente usado em filmes de Hollywood e comerciais para televisão, especialmente nos Estados Unidos.

O que determina o valor de um British Shorthair é geralmente o tipo do gato, marcas, sinais, pedigree, distinções e premiações tais como Grand Champion, parentescos com gatos vencedores de competições ou parentesco por mérito de distinção.

Os gatos British Shorthair têm numa grande variedade de cores. Devido à tradição, os nomes de cores e padrões são em inglês: Self (sólido ou cor única), Tabby (listrado), Tortoiseshell (escama de tartaruga), Bi-Color (bi-color), Smoke (fumaça), Tipped (prateado e preto nas pontas), e Colorpointed (extremidades coloridas). Os gatos que vem numa cor só podem ser White (branco), Black (preto), Blue (azul), Red (vermelho) ou Cream (creme), ou numa das cores mais novas como Lilac (lilás) ou Chocolate.

Os filhotes em geral nascem grandes e fortes. As gatas têm partos fáceis com ninhadas variando entre 4 e 5 filhotes. As mães são vigilantes e amorosas, porém querem passar tempo também com seus donos enquanto criam seus filhotes.  O British Shorthair amadurece lentamente, atingindo o pico de exuberância por volta dos 5 anos de idade, permanecendo bonito e conservado por muitos anos sem aparentar a idade que têm.
03
Luck Jr Carmo´s Garden  com 1 mês de idade- (2009)
(filho do Luck Hamer Carmo´s Garden )

Texto retirado de pesquisa na Internet por Miaurisa – criadora de Gatos da Raça British na cor Blue

10006

 
 
etica